topo
linha2

Fotogaleria

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
» Home » Crónicas e Artigos » Rui Pedro Ávila » PASSEIO MARITIMO DAS LAJES

 

SESSÃO LEVADA A SÉRIO
“PASSEIO MARITIMO DAS LAJES DO PICO”

 

Há coisas assim…

Se lá não tivesse ido, não poderia ter opinião formada e não teria adquirido informação e opiniões diversas sobre a implementação desta obra estruturante da urbanização, lado oeste, da vila das Lajes e há tanto tempo a ser “estudada”.

Houve recuos ou reorientações do projeto inicial, como aliás é inteligente que assim vá acontecendo…

As opiniões umas mais acaloradas que outras, acabaram por se situarem no pormenor que não no essencial – à parte uma trica sempre quase delirante entre mestres do mesmo ofício, neste caso Arquitetos – e aí ficou vincada a discordância com o novo edifício Bar-esplanada e Posto de Turismo na área que se quer designar por Praça do Museu. Não sei como será decidido no fim, mas aquela via proposta em calçada a “atravessar” a atual área relvada defronte do Museu, embora aumente o espaço de passeio entre o Museu e o Lajense, deixa muitas interrogações, mesmo depois do Arq. Nuno Lopes e o Presidente Roberto Silva terem tentado justificar essa opção.

Quanto ao resto, afora a ligação no fim do “passeio” com ligação pela Mouraria até ao Forte de Santa Catarina e à Fábrica da Baleia, que também poderá ainda não ser a “proposta” definitiva – escadaria ao lado da Estrada Regional – foi mais ou menos “pacífico”: o alargamento para três metros, com condições seguras para mobilidades reduzidas e regularização de cota do acesso à zona balnear da Poça do Pano (Maré) e com a implantação subsequente de um balneário e de um Bar na zona antes dessa muralha na área circundante da atual Escola Secundária, bem como o desvio – que sempre pensei que seria o ideal – do arruamento que descendo o ramal passa em frente à mesma escola e que continuará agora encostado à Muralha do antigo Campo de Futebol, em cota superior, até ao Parque de estacionamento defronte do Café do Lajense, que irá desaparecer e cujo estacionamento será então englobado nessa mesma via ao longo de todo o seu percurso.

À primeira fase concorreram 14 empresas, caso significativo de procura de obras e o seu início deverá ocorrer em Fevereiro próximo. Entretanto enquanto antes, no anterior executivo camarário, as obras do passeio marítimo e do Jardim da Baleia estavam entregues a duas equipas projetistas distintas, o atual executivo entregou ambos os projetos ao gabinete do Arquiteto Nuno Lopes.

Também foi apresentado o projeto de ampliação e reordenamento funcional do Clube Náutico, a cargo do lajense Arq. Miguel Machado e que será financiado integralmente pela Secretaria da Economia, com empenho pessoal do Dr. Vasco Cordeiro, como frisou Roberto Silva, no valor de 1,7 milhões de euros.

Julgo que são boas notícias para os Lajenses presentes e ausentes.

Feliz Natal


Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

  Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007